Menu

Nova vida

02/02/2024 - Comunicação NCD

ótica, barroca, moderna, rococó ou renascentista. Os estilos arquitetônicos das igrejas expressam a fé cristã ao longo dos séculos e despertam um olhar para um cenário arquitetônico de traços e linhas. Abóbadas, altares, elementos religiosos que valorizam a arte e o retrato da história da arquitetura religiosa de cada país. Uma passagem por igrejas icônicos do mundo vai além da religiosidade e traça um panorama da conexão com momentos culturais e revelam obras-primas da arquitetura. Neste conteúdo a gente conta a história de cinco igrejas ao redor do globo que reformadas tem uma nova vida. 


Sheerness Dockyard

A igreja concluída em 1828 esteve em ruínas por anos após um incêndio em 2001. Quase um século depois, a estrutura ressurge como um espaço de trabalho para jovens empreendedores. No século XIX, a igreja construída para a Marinha Britânica em uma ilha no estuário do Tamisa foi considerada um dos edifícios mais importantes em risco no sudeste da Inglaterra.  





Uma obra-prima arquitetônica que, durante a reforma, revelou uma escada flutuante. Esse elemento reconstruído e uma outra escada conservada em ruínas preserva o passado e faz uma analogia com o presente. O arquiteto responsável pelo projeto, Hugh Broughton, destaca que a reforma exigiu um equilíbrio entre conservação e inovação. 

 



A alvenaria interna revestida com uma lavagem clara e as peças decorativas de gesso conservadas fixadas na parede trazem essa metáfora da igreja do século XIX transformada para o novo tempo. 


 



Capela em Limburg 

O monumento construído e convertido em capela em 1872 é considerado um patrimônio em Limburg, na Bélgica. O prédio em mau estado de conversado é adquirido pelos sócios do escritório de arquitetura Klaarchitectuur que transformou o espaço em um ambiente criativo. 





O estúdio, espaço de trabalho e para eventos públicos do escritório de arquitetura, ressurgiu com um novo telhado e a possibilidade de salas separadas por paredes brancas. Uma bancada para café dourada faz uma conexão com a ideia de um altar. Do início ao fim, o processo de restauro trouxe desafios para soluções criativas de reforma de um edifício histórico. 




           Igreja Saint-Denys-du-Plateau

A igreja criada por Jean-Marie Roy em 1964 tem a essência da simplicidade e harmonia. O projeto original tem uma proposta inovadora no uso de espaço e do volume criando um arco aberto e acolhedor. As paredes de vidro conectam uma relação visual entre o espaço interno e externo. A reforma idealizada por Dan Hanganu e Côté Leahy Cardas combinaram preservação e transformação e ressignificaram o volumoso monumento com modernidade e homenageando uma renomada autora infantil, Monique Corriveau.





A dupla decidiu construir uma área com funções públicas de uma biblioteca na nave da antiga igreja. Um anexo de painéis de vidro transparente, serigrafado e colorido é o espaço de administração e salão comunitário.Uma biblioteca com atenção aos elementos e a utilização do espaço a partir de um design inteligente, funcional e esteticamente atraente. Os ambientes são relaxantes e excitantes para uma leitura e estudo.







Eglise Christ-Roi

A igreja construída em Sherbrooke na década de 1940 com lajes em mármore tem uma planta com relação visual privilegiada. A estrutura projetada por Alphonse Bélanger é o cenário da última missa celebrada em 2006. Após esse momento histórico a igreja fechou as portas e ressurge como uma academia de escalada.





A proposta do escritório de arquitetura Carlo Rondina removeu os elementos religiosos e substituiu as cenas clássicas religiosas por fotos de esportes. Os vitrais em arco deram lugar aos vidros transparentes. As paredes de escalada estão posicionadas em todo o espaço e, principalmente, em um bloco central. 






Capela de Arte Ecumênica

A nossa viagem pelas igrejas restauradas pelo mundo finaliza com uma capela reconfigurada por Matti Sanaksenaho em madeira finlandesa na ilha de Hirvensalo. A Capela de Arte Ecumênica de St Henry em Turku, Finlândia, tem dupla função como igreja e espaço de arte. Uma combinação de cultos com atividades além da religiosidade. 








O espaço tem forma de navio e predomina no cenário dos arredores da cidade mais antiga da Finlândia, Turku.  A capela é revestida de cobre e quase metade do espaço é ocupado por bancos simples. Na área de entrada existe um espaço para exposições de arte e eventos. 




Fonte: BBC Culture 


Comentários