A Expo Revestir é uma semana muito aguardada pelo universo do décor. Afinal, a maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina compartilha com profissionais de arquitetura e lojistas as novidades e lançamentos incríveis que vão movimentar o segmento em 2024 e transformar o processo criativo. Com uma trajetória de mais de 20 anos, a Expo Revestir promove momentos de muita troca de conhecimento, networking, lançamentos e principalmente impulsionamento de novos negócios!
Em quatro dias intenso de feira, profissionais parceiros do NCD percorreram os corredores com os ambientes de mais de 300 marcas expositoras, distribuídas em 65 mil m² no São Paulo Expo para conferir momentos memoráveis, inovações surpreendentes e oportunidades de negócios que marcaram o encerramento esta edição. “Ela é recheada de tendências que inspiram e de marcas que temos à disposição aqui nas lojas conceitos da nossa região.
Acho que isso é uma coisa muito importante salientar, porque a gente vai até lá para ter contato com essas novidades e a gente tem tudo isso à nossa disposição aqui para quando a gente retorna já fazer uso nos nossos projetos e os nossos clientes podem visualizar tudo isso nas lojas que temos aqui por perto”, conta a arquiteta Indiara Daros. Uma experiência com marcas com portfólios extensos que superam as expectativas e também apresentam novas linhas já queridas entre os consumidores.
As inspirações trazem personalidade em lançamentos que provam sensações e dão start no desenvolvimento de projetos ousados e únicos. A observação das cores também cria um elo com a imaginação de como cada novidade será incorporada nas propostas e nos ambientes. “O que mais me chamou a atenção foi o uso de cores interessantes, tons mais pastéis. Essa tendência, não é tendência, mas essa fase do mais claro estar predominando que vai desde aqueles azulejos da Lurca, que tem os tons de bege, de branco, de rosa, de salmão, vindo, por exemplo, na paleta mais nude, do cinza claro, do travertino, do quase branco”, destaca o arquiteto Daniel Romanelli. Cores que surgem em novos formatos e acabamentos inovadores.
Os revestimentos roubam a cena na feira e trazem a estética aliada com a praticidade. “Os produtos são impressionantes de tão lindos, não tem nenhum outro fabricante de revestimento que tenha tanta tecnologia para produzir texturas em peças cerâmicas e estampas tão fiéis à pedra natural, por exemplo. Eu fiquei impressionado”, destaca Daniel. Os revestimentos reproduzem os materiais com fidelidade e trazem a diversidade de soluções para o visual. “A parte de revestimentos trouxe toda aquela questão que a gente já vem há muito tempo trazendo do resgate, a parte do natural, referências com a natureza, com as coisas mais rústicas, mas, ao mesmo tempo, veio também com uma preocupação um pouco mais assertiva na parte de logística. Eu vi as empresas preocupadas com os grandes formatos, que não entram nos elevadores.
Isso, para a gente, como profissional, é muito importante porque a gente vai para a feira se encanta com os produtos, se emociona e quer usá-los e depois a gente tem toda uma parte para resolver por trás disso. Então, as empresas já virem com algumas soluções, é muito bacana para a gente”, enfatiza a arquiteta Vanessa Schmidt.
As marcas apostam nos avanços tecnológicos que permitem criar peças com fidelidade, brilho e textura. “Em termos de revestimentos, todos se mantêm acetinados. O brilho realmente saiu de cena, desapareceu meio que totalmente, e as empresas estão focadas no resgate da parte natural, da questão de manutenção, de limpeza, de facilidade no dia a dia”, destaca Vanessa. Peças que trazem a inovação em uma proposta de atemporal e com personalidade.
A edição de 2024 aconteceu de 19 a 22 de março, no pavilhão São Paulo Expo. Neste ano a feira também trouxe momentos importantes focados em tendências, perspectivas e insights sobre o futuro. E para atender essa demanda a Expo Revestir apostou nos eventos simultâneos como FIER+ e também a House Décor. “O que eu acho bastante interessante a gente comentar também é dos eventos simultâneos, como a House Décor, com setor de iluminação e uma grata surpresa. Achei que, apesar de tímida, estava com grandes marcas que a gente conhece, que a gente trabalha e que a gente já sabe da qualidade dos produtos e foi muito legal estreitar a relação com eles. E também eu acho que outro ponto que a gente pode mencionar são os eventos paralelos, como as instalações. que fazem a gente ficar na cidade de São Paulo por um período um pouquinho maior”, conta Indiara.
As demandas sobre o novo morar também criam oportunidades e reflexões que trazem para feira a proposta de parcerias potentes. “Prestei muita atenção também com relação às collabs. Grandes empresas fazendo collab com empresas menores, não só no mesmo segmento, mas em áreas diferentes como moda e tecnologia. Enfim, coisas assim que agregam para as empresas maiores e que trazem novidades para o mercado porque começa a trazer interação entre vários segmentos. Para a gente isso é bem bacana”, reforça Vanessa. Uma ideia que traz ao mercado uma variedade de produtos inovadores, tendências inspiradoras e soluções criativas.
E por falar em criatividade, Daniel compartilhou a tendência que fez o olho brilhar e considera a principal aposta dessa edição. “E o uso dessas bordas infinitas, dessa ideia de poder ter essas paredes mais longas, mais contínuas, sem aparecer emenda. Isso é uma coisa que me marcou bastante e é o ponto alto, para mim, dessa Revestir”. A feira é uma oportunidade de explorar as inovações que estão moldando o futuro da indústria e também o mercado. Uma imersão completa e uma jornada intensa de aprendizado e inovações.