O aconchego de produtos feitos com materiais naturais chegou às cerâmicas! Conheça o conceito de revestimento artesanal e descubra produtos ideais!
A proximidade com a natureza é uma das tendências de decoração. Afinal, ela ajuda a tornar os ambientes mais agradáveis e aconchegantes. Nesse sentido, uma boa alternativa é optar pelo revestimento artesanal.
Esse elemento também é capaz de levar autenticidade para os projetos, refletindo personalidade e estilo. Isso sem falar que, de maneira geral, é durável e funcional. Para entender melhor sobre o tema, acompanhe a leitura!
Cobogó Mundaú é produto artesanal feito a partir de conchas de sururu (Projeto: Christian Diniz)
Revestimento artesanal traz tradição e encanto
O revestimento artesanal é aquele com raízes na rica tradição da cerâmica, uma das mais antigas formas de expressão artística humana.
Com técnicas que atravessam gerações, artesãos habilidosos moldam, pintam e esmaltam cada peça com cuidado e paixão.
Assim, elas se tornam um testemunho do trabalho manual, repleto de histórias e significados, conferindo uma atmosfera única a qualquer ambiente.
No entanto, nem sempre é possível ter acesso a um revestimento artesanal, feito por meio de processos manuais.
Felizmente, há maneiras de conquistar esse efeito na decoração com revestimentos de diferentes tipos, como:
- feitos a partir de materiais naturais: em alguns casos, esses insumos podem ser extraídos por meio de processos artesanais;
- com formas orgânicas: mesmo que o revestimento não seja artesanal, optar por aqueles em formatos que remetem à natureza contribui para um ar de “feito à mão”;
- com estampas que parecem pintadas à mão: opções como os ladrilhos portugueses, que também ganharam o Brasil na época da colônia, podem ser reproduzidas pela indústria;
- com cores que aludem à natureza: em especial, tons terrosos, azul e verde. Dessa forma, é possível ter uma decoração com uma pegada mais artesanal.
Conheça opções de revestimento artesanal feitas com conchas
Líder em revestimentos cerâmicos na América Latina, a Portobello também investe em produtos artesanais.
Um exemplo é o projeto desenvolvido na comunidade do Vergel, em Alagoas. Por lá, a pesca do sururu é o sustento de muitas famílias.
No entanto, as cascas do molusco não tinham utilidade. Com isso, eram descartadas às margens da Lagoa Mundaú, poluindo o meio ambiente e causando danos à população.
Por meio de uma parceria com o Instituto A Gente Transforma, liderado pelo designer Marcelo Rosenbaum, a Portobello criou produtos feitos a partir das conchas do sururu.
Assim, é possível ter revestimentos artesanais e contribuir com a preservação do meio ambiente. Essa iniciativa ainda gerou empregos na região.
Cobogó Mundaú
O primeiro produto artesanal feito a partir das conchas do sururu foi o Cobogó Mundaú. Distribuído pelas lojas Portobello Shop, ele foi criado pelos designers Marcelo Rosenbaum e Rodrigo Ambrosio.
As peças são cobogós vazados com o brilho furta-cor característico da concha. Portanto, sua superfície varia entre o verde e o roxo, em tons que surpreendem.
Solar
Já Solar é uma linha com opções de revestimento artesanal. São produtos feitos de cimento e conchas, pensados para iluminar os ambientes com mais cores, levando energia e robustez.
Dos mesmos designers, a inspiração é na arquitetura brutalista. As superfícies reproduzem efeitos ripados e lineares para compor maxitijolinhos.
Como vimos, os revestimentos artesanais estão em alta, pois ajudam a nos conectar com a natureza, gerando bem-estar.