O Prêmio Pritzker é o mais importante prêmio do mundo da arquitetura. Em outro post aqui no blog, antes da edição do prêmio de 2019, falamos mais sobre o que é o prêmio, de onde surgiu e os últimos ganhadores.
Hoje vamos falar do ganhador deste ano! Arata Isozaki é um arquiteto japonês de 87 anos, formado na Universidade de Tóquio e ganhador de outras premiações como o RIBA Gold Medal (1986), Chicago Architecture Award (1990) e o ECC Award (2012). Quando tinha apenas 14 anos, Hiroshima e Nagasaki foram bombardeados na Segunda Guerra Mundial, fator super importante para a sua carreira.
Arata Isozaki
“Quando eu tinha idade suficiente para começar a entender o mundo, minha cidade natal foi incendiada. Do outro lado da costa, a bomba atômica foi lançada em Hiroshima, então eu cresci perto do ponto zero. Não havia arquitetura, nem edifícios e nem mesmo uma cidade. Apenas quartéis e abrigos me cercavam. Então, minha primeira experiência em arquitetura foi o vazio da arquitetura, e comecei a considerar como as pessoas poderiam reconstruir suas casas e cidade.”
Para o arquiteto, embora os edifícios sejam temporários, devem sempre agradar os sentidos de quem passa por eles. Conheça algumas das obras de Isozaki:
Qatar National Convention Centre / Foto: Nelson Garrido
Allianz Tower / Foto: Alessandra Chemollo
Ice Kraków Congress Centre
Nara Centennial Hall / Foto: Hisao Suzuki
Palau Sant Jordi / Foto: Hisao Suzuki
Museu de Arte Moderna em Gunma
Centro CUltural Caixa Forum Barcelona / Foto: Felipe Ugalde
Domus: La Casa del Hombre / Foto: Hisao Suzuki