27/09/2024 - Comunicação NCD
O e-commerce não é novidade no varejo e já ocupa posições
estratégicas na modalidade de compra que atraem a atenção dos lojistas. Uma
pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico revela que a curva de
crescimento do e-commerce continuará nos quatro anos, uma perspectiva que faz
parte da rotina de consumo dos brasileiros principalmente desde a
pandemia. As projeções são fechar o ano de
2024 com um faturamento do e-commerce seja de R$ 205,11 bilhões, um crescimento
de 10% na comparação com 2023. A demanda também deve registrar um aumento
exponencial com 54% dos clientes afirmando que farão compras na modalidade
online.
A inteligência artificial que contribui para utilização
eficiente de dados, personalização da compra e redução de custos de operação é
uma aliada para aprimorar a experiência de compra no e-commerce. No entanto, a
perspectiva é uma junção fluida do online e offline proporcionando um sistema
de venda multicanal. Um ponto importante
para o futuro, mas com impactos expressivos no presente nas compras por meios
de dispositivos móveis. Um levantamento da Unified Commerce Benchmark demonstra
que 70% dos consumidores da América Latina compram com varejistas que oferecem
experiências online e em lojas integradas.
No entanto, um cuidado essencial para unir o online e o
offline é a humanização. A digitalização é uma ferramenta importante para
agilizar os processos, mas as possibilidades não eliminam o atendimento humano
no suporte, especialmente de casos mais complexos e necessidades personalizadas.
Atualmente, o Brasil lidera no volume de vendas e inovação tecnológica no
processo de compra online.
Um processo e dados que também estão no radar dos
lojistas associados ao NCD e que estão sempre em busca das inovações no
segmento para trazer soluções e conceitos para a experiência de especificação
no segmento do decor. Neste sentido, a
entidade traz conteúdo com insights sobre os diferenciais para se destacar da
concorrência e aprimorar constantemente a experiência de compra em momentos
como a Convenção NCD que contribuem para uma atuação mais rápida e eficaz no
mercado de vendas on-line.
Um fator que também é muito importante para um canal de
e-commerce com qualidade é a diversidade de possibilidades de pagamento.
Afinal, 77% dos abandonam os carrinhos
de compras quando existe o método de pagamento preferido do consumidor. Uma
opção que atende um público ativo que já cresceu 32% no e-commerce em
comparação ao primeiro semestre de 2023. O setor de eletrodomésticos
lidera com um crescimento de 24,5% no GMV (Gross Merchandise Value). À medida que o comércio online
rompe barreiras geográficas e alcançando uma base de consumidores cada vez mais
ampla, existe a importância de estratégias personalizadas para aproveitar as
oportunidades de mercado.
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