Menu

Práticas de gestão de equipe

18/10/2024 - Comunicação NCD

A gestão de equipes é um conceito para melhorar a produtividade e performance dos colaboradores e reflete nos resultados dos negócios. As ações e estratégias contribuem para aprimorar as habilidades de cada pessoa do time e também desenvolver as Softs Skills para uma rotina de trabalho eficiente e até mesmo simplificada. Neste contexto, cuidar dos colaboradores e planejar o clima organizacional trazem aperfeiçoamento profissional e também reter os talentos na empresa.  




A possibilidade de transformar o potencial dos colaboradores em resultados é um panorama que integra traçar um equilíbrio de forças como criatividade e processos. Importante perceber que não existe uma fórmula pronta e que os conceitos de aplicabilidade variam em cada time e também estão atrelados aos valores da empresa. 




Neste contexto, uma analogia possível é percebe que cada equipe forma quase uma pequena empresa, traçando um percurso de processos que criam conexão com a organização. Por isso, o alinhamento dos profissionais com a meta é essencial para o engajamento e bem-estar da equipe. Isso evita um ambiente com regras difusas e desfavorecidas de inovação e criatividade. 




A gestão eficiente de equipes também proporciona o posicionamento dos colaboradores em cargos assertivos e que determinam produtividade e reduzem a rotatividade nos setores. Além disso, um negócio é uma engrenagem com funcionamento alinhado entre todos os departamentos e esse objetivo comum permite o direcionamento dos esforços para a mesma direção. Um processo que passa também pelo desenvolvimento constante dos colaboradores com a premissa de que o trabalho não deva ser apenas para os resultados imediatos, mas um percurso para conquistar objetivos que gerem crescimento pessoais e coletivos, inclusive nos resultados dos negócios. 




Uma gestão de equipes também não é limitada aos colaboradores que estão no negócio e passa pelo caminho de estabelecer um cuidado para as próximas contratações. Isso porque o processo de seleção também deve considerar a determinação clara e objetiva das habilidades e comportamentos para preencher as lacunas com base na cultura da empresa. 




Neste cenário, o NCD traz ferramentas e insights para os lojistas associados em momentos como Convenção NCD. Informações de especialistas nos conceitos da gestão de equipe que trazem cases que aprimoram a relação entre as pessoas, que refletem em um caminho de confiança para seguir avançando.




A gestão de equipe é um movimento estratégico constante que transforma a interação entre os membros da equipe e traz desafios diários para aprimorar processos e apontando o melhor caminho. 

Comentários