15/11/2024 - Comunicação NCD
Você já parou para pensar na hipótese de ler mentes?
Atualmente, ainda estamos longe de descobrir o pensamento, as intenções e
revelar as memórias. No entanto, uma pesquisa de Newell e Shanks, da University
College London, na revista científica Behavioral And Brain Sciences, mostra que neurociência
explica que nós não somos livres para tomar nossas decisões. As nossas ações
dependem inconscientemente dos neurocircuitos do cérebro. O fato é que estudos
e experimentos são direcionados para a criação de dispositivos com
estimuladores profundos para uma leitura do cérebro.
Enquanto não conseguimos ler mentes, ações estratégicas
trazem uma linha condutora para traçar uma análise do mercado. O ArqConecta,
que aconteceu no NCD Regional Litoral, trouxe uma dinâmica com rodas de
conversas para trazer pontos de vista tanto de profissionais quanto de
lojistas. Com as rodadas, troca de mesas e giro de pessoas surgiu a conexão
entre todos para compartilhar experiências e informações. Com a mediadora que
facilita esse processo de aprendizagem, o questionamento nas sete rodadas e
sete diferentes perguntas determinou um compilado de insights sobre o mercado
do decor.
A primeira
pergunta da dinâmica é um convite à reflexão e um mergulho nas histórias por
trás de cada profissional e estilo, desvendando as inspirações e paixões que os
trouxeram até este evento. Se sua loja ou seu estilo arquitetônico fosse
um filme, qual seria, e qual personagem desse filme melhor representaria sua
essência profissional e sua motivação para estar neste evento hoje? O
principal insights é que existam apenas personagens que se identificam na vida pessoal.
A jornada de um
gestor é repleta de desafios, momentos em que somos testados e forçados a
encontrar soluções inovadoras. É nessas horas que a criatividade se torna
aliada, transformando obstáculos em oportunidades de crescimento. Pensando
na jornada do gestor surge o questionamento: Qual foi aquele momento desafiador
que você enfrentou como gestor do seu negócio e que parecia um grande obstáculo
e como você encontrou uma solução criativa para superá-lo? Os
principais desafios são a falta de conhecimento técnico dos colaboradores dos
escritórios e também sobre a mudança de vendedores nas lojas em que são
atendidos.
Na sequencia a
abordagem traz a transformação digital e novas tecnologias. A questão: Para vocês
(arquitetos e lojistas, como Sofia e Carlos), qual foi a 'varinha mágica'
tecnológica que vocês descobriram recentemente? Como essa inovação transformou
suas operações e impactou positivamente o relacionamento com os clientes? despertou
uma reflexão sobre histórias de inovação. Os profissionais contaram
que estão utilizando IA para criação de projetos e utilizam o Whatshapp como
principal meio de comunicação.
No mundo das vendas,
uma estratégia bem elaborada, habilidades aprimoradas e, ocasionalmente, um
pouco de sorte marcaram um momento para explorar as experiências mais marcantes,
focando nos momentos de superação de obstáculos significativos e uma venda
memorável. O insight é o ponto de conexão com o cliente.
Ainda na pauta de venda importante: O que você fez
de diferente? Foi uma técnica especial, uma abordagem única ou talvez uma
conexão pessoal? Na contação de histórias de sucesso em vendas a
abordagem esteve focada na solução de problemas e um olhar
dos lojistas para o momento dos profissionais e do cliente final.
Nos negócios, a lealdade de um cliente
é um tesouro a ser conquistado e cultivado. É a prova de que você não apenas
vendeu um produto ou serviço, mas construiu uma relação de confiança e
admiração. Na provocação aos participantes: pense em um cliente que se
tornou um verdadeiro fã da sua empresa e como você construiu esse
relacionamento e garantiu a fidelização dele. Compartilhando as histórias de
conexão os participantes relataram que o cliente está cada vez mais informado e aumentou a necessidade de responder
ao consumidor final em todo o processo da obra, como questionamento sobre o
descarte dos materiais.
Finalizando as conversas uma perspectiva sobre o consumidor moderno que é um sujeito ativo e informado, que navega com habilidade entre o físico e o digital, priorizando experiências personalizadas, sustentabilidade e valores éticos em suas decisões de compra, enquanto exige transparência, conveniência e responsabilidade social. Com as mudanças rápidas nos hábitos de consumo um olhar para como vocês, arquitetos e lojistas, estão reinventando suas abordagens para entender e satisfazer as novas demandas e desejos dos consumidores atuais, criando experiências inovadoras e relevantes". As ideias trazem sugestões para ações em que todos consigam falar e serem ouvidos, divulgar novidades das lojas, entender o perfil de cada profissional e a presença dos lojistas.
Uma jornada de
conversas e conexões para a troca de experiências e
conhecimentos entre profissionais e lojistas, criando um ambiente propício para
o desenvolvimento de parcerias estratégicas e o fortalecimento de relações
comerciais.
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