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Insights sobre o mercado de Decor

15/11/2024 - Comunicação NCD

Você já parou para pensar na hipótese de ler mentes? Atualmente, ainda estamos longe de descobrir o pensamento, as intenções e revelar as memórias. No entanto, uma pesquisa de Newell e Shanks, da University College London, na revista científica Behavioral And Brain Sciences, mostra que neurociência explica que nós não somos livres para tomar nossas decisões. As nossas ações dependem inconscientemente dos neurocircuitos do cérebro. O fato é que estudos e experimentos são direcionados para a criação de dispositivos com estimuladores profundos para uma leitura do cérebro.

Enquanto não conseguimos ler mentes, ações estratégicas trazem uma linha condutora para traçar uma análise do mercado. O ArqConecta, que aconteceu no NCD Regional Litoral, trouxe uma dinâmica com rodas de conversas para trazer pontos de vista tanto de profissionais quanto de lojistas. Com as rodadas, troca de mesas e giro de pessoas surgiu a conexão entre todos para compartilhar experiências e informações. Com a mediadora que facilita esse processo de aprendizagem, o questionamento nas sete rodadas e sete diferentes perguntas determinou um compilado de insights sobre o mercado do decor. 




A primeira pergunta da dinâmica é um convite à reflexão e um mergulho nas histórias por trás de cada profissional e estilo, desvendando as inspirações e paixões que os trouxeram até este evento. Se sua loja ou seu estilo arquitetônico fosse um filme, qual seria, e qual personagem desse filme melhor representaria sua essência profissional e sua motivação para estar neste evento hoje? O principal insights é que existam apenas personagens que se identificam na vida pessoal.

A jornada de um gestor é repleta de desafios, momentos em que somos testados e forçados a encontrar soluções inovadoras. É nessas horas que a criatividade se torna aliada, transformando obstáculos em oportunidades de crescimento. Pensando na jornada do gestor surge o questionamento: Qual foi aquele momento desafiador que você enfrentou como gestor do seu negócio e que parecia um grande obstáculo e como você encontrou uma solução criativa para superá-lo? Os principais desafios são a falta de conhecimento técnico dos colaboradores dos escritórios e também sobre a mudança de vendedores nas lojas em que são atendidos. 




Na sequencia a abordagem traz a transformação digital e novas tecnologias. A questão: Para vocês (arquitetos e lojistas, como Sofia e Carlos), qual foi a 'varinha mágica' tecnológica que vocês descobriram recentemente? Como essa inovação transformou suas operações e impactou positivamente o relacionamento com os clientes? despertou uma reflexão sobre histórias de inovação. Os profissionais contaram que estão utilizando IA para criação de projetos e utilizam o Whatshapp como principal meio de comunicação.

No mundo das vendas, uma estratégia bem elaborada, habilidades aprimoradas e, ocasionalmente, um pouco de sorte marcaram um momento para explorar as experiências mais marcantes, focando nos momentos de superação de obstáculos significativos e uma venda memorável. O insight é o ponto de conexão com o cliente.

Ainda na pauta de venda importante: O que você fez de diferente? Foi uma técnica especial, uma abordagem única ou talvez uma conexão pessoal? Na contação de histórias de sucesso em vendas a abordagem esteve focada na solução de problemas e um olhar dos lojistas para o momento dos profissionais e do cliente final. 




Nos negócios, a lealdade de um cliente é um tesouro a ser conquistado e cultivado. É a prova de que você não apenas vendeu um produto ou serviço, mas construiu uma relação de confiança e admiração. Na provocação aos participantes: pense em um cliente que se tornou um verdadeiro fã da sua empresa e como você construiu esse relacionamento e garantiu a fidelização dele. Compartilhando as histórias de conexão os participantes relataram que o cliente está cada vez mais informado e aumentou a necessidade de responder ao consumidor final em todo o processo da obra, como questionamento sobre o descarte dos materiais.

Finalizando as conversas uma perspectiva sobre o consumidor moderno que é um sujeito ativo e informado, que navega com habilidade entre o físico e o digital, priorizando experiências personalizadas, sustentabilidade e valores éticos em suas decisões de compra, enquanto exige transparência, conveniência e responsabilidade social. Com as mudanças rápidas nos hábitos de consumo um olhar para como vocês, arquitetos e lojistas, estão reinventando suas abordagens para entender e satisfazer as novas demandas e desejos dos consumidores atuais, criando experiências inovadoras e relevantes". As ideias trazem sugestões para ações em que todos consigam falar e serem ouvidos, divulgar novidades das lojas, entender o perfil de cada profissional e a presença dos lojistas.


 



Uma jornada de conversas e conexões para a troca de experiências e conhecimentos entre profissionais e lojistas, criando um ambiente propício para o desenvolvimento de parcerias estratégicas e o fortalecimento de relações comerciais.

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