Menu

Uma viagem no tempo pelos ambientes da CASACOR/SC

26/07/2024 - Comunicação NCD

O futuro já está sendo construído no presente? Os legados do hoje são uma linha condutora para o amanhã? As questões sobre o futuro no presente trouxeram os insights para os 38 profissionais criarem os 28 ambientes da CASACOR/SC. Os ambientes despertam a reflexão sobre as ações que modelam o futuro. A partir do tema "De presente, o agora" o percurso revela as interpretações da sabedoria, identidade e criatividade que interliga o tempo. 




Pensar no amanhã com autonomia é o questionamento do Estúdio Criativo Arquitetura de Joziane Marques Pavinato. O "Loft da Longevidade" faz pensar sobre como queremos viver no presente e futuro. Este ambiente provoca um questionamento sobre como queremos viver no presente e no futuro. A nossa casa é a projeção de nós mesmos, da nossa essência e da nossa identidade.




A harmonia entre a natureza e a construção estimula os sentidos no ambiente do arquiteto Felipe Medeiros. Um espaço que destaca a atemporalidade, os materiais e as cores, além da arte, integrando o trabalho de artistas para trazer a originalidade, personalidade e elegância. 




As paredes da casa da vó, as curvas da casa de João de barro e a madeira caiada desbotada criam o elo do ambiente de Hebert Evaristo e Luiza Fortkamp do Estúdio HL – Arquitetura e Interiores. Um ambiente que traz as linhas orgânicas e irregulares da natureza, com texturas que vão do rústico ao refinado, o ambiente transporta para um passeio pelas memórias afetivas e recordações das raízes dos profissionais.




No ambiente Reencontro, a proposta de imersão sensorial no nosso interior a partir de experiências práticas de reflexão sobre quem somos, como atuamos e o que perdemos quando não lembramos de olhar para nós mesmos de fora para dentro. Na proposta de Natália Zambenedetti Arquitetura e Interiores a arquitetura abraça o desejo de viver o agora. 




Inspirada pela filosofia de que o eterno está sempre ao nosso redor, permeando todos os aspectos da existência, Isadora Cachoeira cria este espaço de living e área gourmet. Um ambiente para capturar a essência da presença perpétua e celebrar sua infinitude. O espaço está cheio de significado, tudo se conecta e leva ao passado, presente e futuro. 





Um espaço para mulher moderna e ousada, onde a profissão como estilista e influencer demanda um ambiente tecnológico e funcional, que possibilite trabalhar e criar os conteúdos para internet. No ambiente de Thayane Santana, curvas elegantes são conectadas aos móveis e se encontram com as paredes e o forro, que se destacam pela iluminação. Um ambiente que traz funcionalidade para o dia a dia e contextualiza de forma tecnológica e futurista sobre um novo jeito de morar, criar conteúdo para a internet e socializar. 




No ambiente do Studio Juliana Laurindo um jardim sensorial conecta à natureza. Um ambiente que transmite a linguagem de uma área externa com a vegetação preservada, a cor amadeirada, a palha natural para trazer a ancestralidade, através deste elo tão importante para o presente, quanto para o futuro.




Uma arquitetura afetiva, de significado e com propósito ao ressignificar a vida na cidade revela o conceito do casal de arquitetos Jackson Zacharias e Evelyn Gruber. Morada Oásis é um refúgio, fazendo a integração da natureza ao ambiente urbano. Formas irregulares. Potência. Cores vivas, que acendem qualquer espaço. É bruta, mas ao mesmo tempo delicada. A Ametista, uma pedra marcante e cheia de personalidade, coloriu o olhar e as inspirações do arquiteto Michael Zanghelini. Um que exalta a pedra que carrega a brutalidade em uma composição de sutileza para o bem viver.




O apartamento decorado do Boulevard Royal Residence, assinado pelo escritório Ryberg Arquitetura de Itapemal, traz a sinergia com a atmosfera litorânea. Uma proposta de elementos que lembram o estilo praiano, uma composição de praticidade, funcionalidade e objetos pontuais de design que dão personalidade aos ambientes. 




Em meio à agitação do cotidiano, ter um espaço como o Wine Bar da Levin Vinhos para relaxar e aproveitar momentos de convívio com amigos é a intenção da Augen Arquitetura neste ambiente. As cores, o uso de materiais como madeira e uma iluminação suave contribuem para criar o espaço para desconectar do estresse diário e desfrutar de momentos de descontração e boa companhia.




Uma mistura de formas e texturas que se completam em um ambiente que compõe o loft Cosmopolita, criação da arquiteta Bia Kestering. Um ambiente que aposta numa cartela de cores com as tonalidades de cinza, preto e branco contrastando com verdes e rubros marcantes.




Já as profissionais Maria Cristina Iglesias e Carolina Hernandorena assinam o "Galpão das Artes" destacando a arte têxtil, seus teares e desenhos que conectam a modernidade passando do oriente ao ocidente. 




Paredes de tons claros, iluminação cênica e móveis funcionais - com destaque para a presença calorosa da madeira - criam uma atmosfera elegante e calma no ambiente de Natália Xavier. Um ambiente que incorpora o conceito da filosofia sueca na produção do seu ambiente "Lagom", que significa viver em equilíbrio em todas as esferas cotidianas e transcende a ideia de uma simples garagem.



Comentários