Menu

Os modelos de negócios e o processo de reinvenção

11/10/2024 - Comunicação NCD

A reinvenção é um caminho percorrido por todas as empresas, independentemente do tamanho e estrutura. A trajetória de implementação de novos processos representa um planejamento para aplicar tecnologia e ferramentas que trazem importantes soluções para os negócios. Isso pode em algum momento significar também uma mudança radical e um desafio para os gestores das empresas. As decisões impactam no futuro e os exemplos sempre são um elemento a considerarmos como a história da Kodak, que produziu a primeira câmera digital em 1975, mas não lançou o novo produto para reduzir os impactos no mercado dos filmes fotossensíveis. 



No entanto, a competitividade direciona para evolução e a capacidade de sobrevivência direciona as diretrizes para manter a relevância em sintonia com as demandas dos consumidores. Para crescer e trazer um novo fôlego às operações, as empresas investem em um plano de transformação. Exemplos são constantes no mundo: Amazon, Nike e Netflix estão aí para comprovar essa capacidade de evolução. A reinvenção destas marcas determinou a vida útil das empresas e a possibilidade de encarar as mudanças tecnológicas, sociais e culturais. 




Portanto, rever os modelos de negócios é fundamental para entender as novidades no mercado. A Amazon estava dentro dos critérios do varejo virtual e, para os especialistas da época do começo dos anos 2000, a empresa estava numa bolha que não teria futuro. A capacidade de transformação de Jeff Bezos apresentou ao mundo o Kindle e a Amazon ocupa uma posição estratégica de líder do mercado de tecnologia.





No cenário atual de consumo, a Nike é um case de crescimento baseado na amplitude de estratégias. A marca, conhecida pelos tênis de basquete, expandiu a linha de produtos: roupas, acessórios e calçados revelando um portfólio robusto divulgado por intenso marketing e executado por processos operacionais eficientes.




Com o surgimento de novas tecnologias, a Netflix ressurge de um serviço de locação de DVDs por correio a uma superpotência de streaming. Duas décadas depois é um dos principais nomes das indústrias de entretenimento do mundo. A estratégia para essa transformação a combinação de liberdade e responsabilidade, a busca incessante por alta performance e a valorização da transparência e do feedback. 




Histórias e conceitos de marcas que revelam para o mercado uma nova perspectiva para apoiar as estratégias corporativas. Um panorama que também está no radar do NCD que oferece aos associados conteúdo com insights para acelerar a reinvenção das organizações. A Convenção NCD é um exemplo de ação que prevê diferentes caminhos de expansão dos negócios.




Uma leitura dos cenários que vão além dos caminhos corporativos para identificar oportunidades de crescimento e expansão em pontos cruciais dos negócios, mas também que redefine a forma de agir do ser humano e dos gestores. Uma tendência que determina o posicionamento de forma estratégica para aproveitar as oportunidades do mercado com inovação e criatividade. 



Comentários