11/10/2024 - Comunicação NCD
A reinvenção é um caminho percorrido por todas as
empresas, independentemente do tamanho e estrutura. A trajetória de
implementação de novos processos representa um planejamento para aplicar
tecnologia e ferramentas que trazem importantes soluções para os negócios. Isso
pode em algum momento significar também uma mudança radical e um desafio para
os gestores das empresas. As decisões impactam no futuro e os exemplos sempre
são um elemento a considerarmos como a história da Kodak, que produziu a
primeira câmera digital em 1975, mas não lançou o novo produto para reduzir os
impactos no mercado dos filmes fotossensíveis.
No entanto, a competitividade direciona para
evolução e a capacidade de sobrevivência direciona as diretrizes para manter a
relevância em sintonia com as demandas dos consumidores. Para crescer e trazer
um novo fôlego às operações, as empresas investem em um plano de transformação.
Exemplos são constantes no mundo: Amazon, Nike e Netflix estão aí para
comprovar essa capacidade de evolução. A reinvenção destas marcas determinou a
vida útil das empresas e a possibilidade de encarar as mudanças tecnológicas,
sociais e culturais.
Portanto, rever os
modelos de negócios é fundamental para entender as novidades no mercado. A Amazon estava dentro dos
critérios do varejo virtual e, para os especialistas da época do começo dos
anos 2000, a empresa estava numa bolha que não teria futuro. A capacidade de
transformação de Jeff Bezos apresentou ao mundo o Kindle e a Amazon ocupa uma
posição estratégica de líder do mercado de tecnologia.
No cenário atual de consumo, a Nike é um case de
crescimento baseado na amplitude de estratégias. A marca, conhecida pelos tênis
de basquete, expandiu a linha de produtos: roupas, acessórios e calçados
revelando um portfólio robusto divulgado por intenso marketing e executado por
processos operacionais eficientes.
Com o surgimento de novas tecnologias, a Netflix ressurge
de um serviço de locação de DVDs por correio a uma superpotência de streaming.
Duas décadas depois é um dos principais nomes das indústrias de entretenimento
do mundo. A estratégia para essa transformação a combinação de liberdade e
responsabilidade, a busca incessante por alta performance e a valorização da
transparência e do feedback.
Histórias e conceitos de marcas que revelam para o
mercado uma nova perspectiva para apoiar as estratégias corporativas. Um
panorama que também está no radar do NCD que oferece aos associados conteúdo
com insights para acelerar a reinvenção das organizações. A Convenção NCD é um
exemplo de ação que prevê diferentes caminhos de expansão dos negócios.
Uma leitura dos cenários que vão
além dos caminhos corporativos para identificar oportunidades de crescimento e
expansão em pontos cruciais dos negócios, mas também que redefine a forma de
agir do ser humano e dos gestores. Uma tendência que determina o posicionamento
de forma estratégica para aproveitar as oportunidades do mercado com inovação e
criatividade.
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